Missão Internacional para a Universidade de Lisboa (IE - ULisboa)- Portugal

O Programa de Pós-graduação em Currículo, Linguagens e Inovações pedagógicas (PPGCLIP) - Mestrado Profissional em Educação (MPED) da Universidade Federal da Bahia - Faculdade de Educação realizará a primeira edição de uma Missão Internacional para a Universidade de Lisboa (IE - ULisboa)- Portugal, no período de 24 a 28 de junho de 2024, com discentes e docentes do MPED.

A coordenadora do Programa, Prof.ª Marlene dos Santos, acompanhará um grupo de 13 discentes e a Prof.ª Verônica Domingues, que está desenvolvendo seus estudos de pós-doutoramento na referida instituição, também participará da ação internacional. Esta ação internacional do PPGCLIP-MPED recebeu apoio do Edital 013/2023 Pró-consolidar-PRPPG-UFBA e do convênio Instituto Federal do Espírito Santo-UFBA (2023-2025) e foi organizada pela coordenação do MPED, Prof.ª Marlene dos Santos e Prof.ª Sheila Uzêda, em parceria com a Prof.ª Verônica Domingues, docente nosso Programa e pós-doutoranda na ULisboa.

A programação da Missão Internacional inclui atividades de socialização de estudos e pesquisas, rodas de conversa com docentes e discentes, diálogos sobre as propostas dos cursos de mestrado das duas universidades, visitas a instituições de Educação Básica e imersão cultural com visitas guiadas a sítios históricos.  Na Programação está incluída também a participação dos estudantes no Fórum de Jovens Investigadores, que será realizado no mesmo período na IE - ULisboa.

Além das atividades na Universidade de Lisboa (IE - ULisboa), a Coordenação do PPGCLIP-MPED fará uma visita técnica ao Instituto Politécnico do Porto-ISCAP, no dia 19 de junho de 2024, para conhecer o Gabinete Alumni e Carreira do ISCAP, uma experiência exitosa com egressos que foi apresentada, em maio de 2024, aos coordenadores da Pós-graduação da UFBA, pela Prof.ª Diana Vieira, criadora do projeto Alumni.
Essa visita será uma possibilidade de fomento de diálogos futuros com o Observatório de Egressos/as do PPGCLIP-MPED da UFBA-Faculdade de Educação-Brasil, criado recentemente, e o Gabinete Alumni e Carreira do ISCAP-Portugal.

Esta Missão é uma ação internacional do PPGCLIP-MPED que busca ampliar e fortalecer as ações e relações interinstitucionais internacionais no âmbito do PPGCLIP-MPED com universidades de outros países.

Os treze estudantes que participarão da Missão Internacional são:
1. Aldalice Souza da Conceição
2. Alessandra Marcia dos Santos Morandi Lepaus
3. Amanda de A Soares
4. Ana Cristina Gonçalves da Cruz
5. Bárbara Figueredo da Silva
6. Elaine Michele dos Santos da Silva
7. Elienai dos Santos Barreto Rodrigues
8. Eunice Uzeda
9. Gilmar dos Santos
10. Maiza Maciel Chaves
11. Marcella Piffer Zamprogno Machado Barreiros
12. Sandra Lee Benvindo Ribeiro
13. Sérgio Taquini

A programação completa da Missão Internacional está disponível abaixo.