O curso de Mestrado Profissional em Educação (MPED) possui área de concentração homônima ao programa de pós-graduação “Currículo, linguagens e inovações pedagógicas”. O objeto da área de concentração do Programa é a compreensão do cotidiano educativo em sua realidade local e em sua contextualização nacional e planetária, a partir da análise crítica das diferentes linguagens expressas no campo de conhecimento teórico curricular, assim como, das experiências concretas de currículo e de formação, voltadas para o desenvolvimento de políticas, planos, programas e projetos educacionais inovadores. Tais estudos destinam-se a todos os níveis e modalidades da Educação Básica, tendo como foco primordial a formação dos seus profissionais apoiada no pressuposto de que a educação é um processo complexo, cujos cenários escolares apresentam singularidades, demandando um olhar crítico, investigativo e implicado frente à criação de práticas inovadoras no currículo.
Essa área de concentração se sustenta sobre o eixo da ressignificação das práticas educativas em seu próprio cotidiano e versa sobre a construção de propostas de intervenção inovadoras nas instituições de educação em que atuam profissionalmente os/as mestrandos/as, resultando, também, no “[...] desenvolvimento de produtos que visem soluções e ou encaminhamentos e ou intervenções no âmbito das problemáticas apresentadas” (FIALHO; HETKOWSKI, 2017, p. 30). Desse modo, essas produções acadêmicas com possibilidades de intervenção são alicerçadas na pesquisa, podendo gerar processos, serviços ou produtos técnico-tecnológicos que promovam inovação curricular, mediante a problematização e sistematização da investigação no contexto profissional da Educação Básica.
A articulação da área de concentração com a Proposta Pedagógica e o currículo do curso é realizada através de duas linhas de pesquisas, que agregam diferentes enfoques teórico-metodológicos, grupos de investigação inscritos no CNPQ e pesquisadores, a saber:
CURRÍCULO, ENSINO E FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
Pesquisa de possibilidades de constituição do currículo em diferentes realidades educativas, compondo um quadro teórico-crítico local e planetário dos contextos educacionais. Compreensão dos modos de subjetivação e processos de formação de profissionais da educação. Ressonâncias das políticas curriculares contemporâneas na emergência de singularidades de diferentes sujeitos envolvidos em processos educativos, a fim de desenvolver intervenções pedagógicas inovadoras direcionadas à Educação Básica.
Docentes da Linha:
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ESPAÇOS EDUCATIVOS E LINGUAGENS
Investigação de possibilidades de constituição do cotidiano educativo a partir de diferentes espaços e linguagens. Ampliação da compreensão do campo pedagógico em suas mais variadas expressões no contexto profissional. Estudo de diferentes linguagens e expressões e a compreensão de diversas visões sobre a educação. Reflexão sobre ideologias e valores que constituem os diferentes espaços educativos. Estudos e experiências sociais em diferentes formatos, com foco no campo da produção social e cultural de linguagens e nas intervenções pedagógicas inovadoras direcionadas à Educação Básica.
Docentes da Linha:
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