• III COLÓQUIO DE PESQUISAS INTERVENTIVAS E INOVAÇÕES PEDAGÓGICAS

    Pesquisar COM a escola: diálogos sobre linguagens, inovações e inclusão no currículo da Educação Básica
  • PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CURRÍCULO, LINGUAGENS E INOVAÇÕES PEDAGÓGICAS

    Mestrado Profissional em Educação
  • SIGA-NOS EM NOSSAS REDES SOCIAIS

    Acompanhe o Pós-Graduação em Currículo, Linguagens e Inovações Pedagógicas através do Instagram, Facebook e do Youtube
    VEJA MAIS

Área de Concentração / Linhas de Pesquisa

O curso de Mestrado Profissional em Educação (MPED) possui área de concentração homônima ao programa de pós-graduação “Currículo, linguagens e inovações pedagógicas”. O objeto da área de concentração do Programa é a compreensão do cotidiano educativo em sua realidade local e em sua contextualização nacional e planetária, a partir da análise crítica das diferentes linguagens expressas no campo de conhecimento teórico curricular, assim como, das experiências concretas de currículo e de formação, voltadas para o desenvolvimento de políticas, planos, programas e projetos educacionais inovadores. Tais estudos destinam-se a todos os níveis e modalidades da Educação Básica, tendo como foco primordial a formação dos seus profissionais apoiada no pressuposto de que a educação é um processo complexo, cujos cenários escolares apresentam singularidades, demandando um olhar crítico, investigativo e implicado frente à criação de práticas inovadoras no currículo.
 
Essa área de concentração se sustenta sobre o eixo da ressignificação das práticas educativas em seu próprio cotidiano e versa sobre a construção de propostas de intervenção inovadoras nas instituições de educação em que atuam profissionalmente os/as mestrandos/as, resultando, também, no “[...] desenvolvimento de produtos que visem soluções e ou encaminhamentos e ou intervenções no âmbito das problemáticas apresentadas” (FIALHO; HETKOWSKI, 2017, p. 30). Desse modo, essas produções acadêmicas com possibilidades de intervenção são alicerçadas na pesquisa, podendo gerar processos, serviços ou produtos técnico-tecnológicos que promovam inovação curricular, mediante a problematização e sistematização da investigação no contexto profissional da Educação Básica.
 
A articulação da área de concentração com a Proposta Pedagógica e o currículo do curso é realizada através de duas linhas de pesquisas, que agregam diferentes enfoques teórico-metodológicos, grupos de investigação inscritos no CNPQ e pesquisadores, a saber: 
 
CURRÍCULO, ENSINO E FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO 
 
Pesquisa de possibilidades de constituição do currículo em diferentes realidades educativas, compondo um quadro teórico-crítico local e planetário dos contextos educacionais. Compreensão dos modos de subjetivação e processos de formação de profissionais da educação.  Ressonâncias das políticas curriculares contemporâneas na emergência de singularidades de diferentes sujeitos envolvidos em processos educativos, a fim de desenvolver intervenções pedagógicas inovadoras direcionadas à Educação Básica. 
 
Docentes da Linha:
 
  • ALESSANDRA SANTOS DE ASSIS
  • FÁBIO PESSOA VIEIRA
  • GILVANICE BARBOSA DA SILVA MUSIAL
  • GIOVANA CRISTINA ZEN
  • LEONARDO RANGEL DOS REIS
  • MARIA INEZ DA SILVA DE SOUZA CARVALHO
  • MARIA ROSELI GOMES BRITO DE SÁ
  • MARLENE OLIVEIRA DOS SANTOS
  • PENILDON SILVA FILHO
  • ROSILÉIA OLIVEIRA DE ALMEIDA
  • SHEILA DE QUADROS UZÊDA
  • SILVIA MARIA LEITE DE ALMEIDA
  • TATIANA POLLIANA PINTO DE LIMA
  • VERÔNICA DOMINGUES ALMEIDA
 
ESPAÇOS EDUCATIVOS E LINGUAGENS
 
Investigação de possibilidades de constituição do cotidiano educativo a partir de diferentes espaços e linguagens. Ampliação da compreensão do campo pedagógico em suas mais variadas expressões no contexto profissional. Estudo de diferentes linguagens e expressões e a compreensão de diversas visões sobre a educação. Reflexão sobre ideologias e valores que constituem os diferentes espaços educativos. Estudos e experiências sociais em diferentes formatos, com foco no campo da produção social e cultural de linguagens e nas intervenções pedagógicas inovadoras direcionadas à Educação Básica.
 
Docentes da Linha:
 
 
  • CILENE NASCIMENTO CANDA
  • JAMILE BORGES DA SILVA
  • LEILA DA FRANÇA SOARES
  • MARIA HELENA SILVEIRA BONILLA
  • MARIZE SOUZA CARVALHO
  • NELSON DE LUCA PRETTO
  • RONALDO FIGUEIREDO VENAS
  • SALETE DE FÁTIMA NORO CORDEIRO
  • SANDRA CARNEIRO DE OLIVEIRA
  • URÂNIA AUXILIADORA SANTOS MAIA DE OLIVEIRA